12 Janeiro 2018

A transformação digital é a (re)alteração de produtos, processos e estratégias dentro da organização através da integração de novas tecnologias.

A transformação digital torna-se cada vez mais importante para as organizações independentemente do seu tamanho ou posição de mercado. Esta traduz-se pela alteração de produtos, processos e estratégias dentro da organização, permitindo aumentar a competitividade num ambiente cada vez mais digital.

No entanto, o significado deste conceito ainda não se encontra perfeitamente compreendido uma vez que é necessário uma verificação e reinvenção da maioria das áreas de uma organização. Levantam-se questões como: quais os passos necessários para empreender esta estratégia? é preciso desenhar novas “funções” ou recorrer a uma consultora para iniciar esta transformação? quais os processos que devem ser alterados? será que é realmente necessária?

O que é?

Em termos gerais, podemos definir transformação digital como a integração de tecnologia em todas as vertentes do negócio, resultando em mudanças fundamentais na sua operacionalização e na criação de valor para os clientes. Sendo este um processo que difere em cada organização é difícil apontar uma definição que se aplique a todas.

Além disso, é uma mudança que desafia a cultura organizacional e que exige um nível de colaboração elevado para dar continuidade a uma constante alteração de práticas. Estando presente a experimentação de novos processos e onde é necessário estar confortável com os erros que eventualmente podem surgir. Significando, por vezes o afastamento de processos sobres os quais as organizações foram criadas em detrimento de novas práticas que ainda não estão consolidadas.

Porque a transformação digital é importante?

Existem algumas razões para que as empresas optem pelo processo da transformação digital, mas a razão mais provável é porque para continuarem a existirem é crucial fazerem-no.

Uma vez que, “Mais acesso a informação. Rapidez. Mobilidade.” são segundo Sara Ribeiro no seu artigo Digital transformation: Como chegar aos clientes na era do digital? alguns dos princípios “considerados estratégicos pelas organizações para a implementação da transformação digital nas suas áreas de negócio e considerados como fundamentais pelos consumidores.”

Este processo é algumas vezes considerado como uma escolha arriscada e dispendiosa, sendo apenas implementado quando os negócios falham na sua evolução e desenvolvimento. No entanto, a “sobrevivência” não deve ser a única razão pela qual as empresas devem liderar um processo de transformação digital. Aliás, para qualquer organismo prosperar tem de saber adaptar-se e a transformação digital é uma realidade cada vez mais presente. O foco deve centrar-se em garantir a colaboração de toda a estrutura organizacional com o objetivo de implementar este processo de uma forma estável e correta.

Os stakeholders vão agradecer, quer sejam clientes ou colaboradores. As pessoas no seu dia-a-dia já adotaram práticas digitais como compras online, através do smartphone, e estão à espera que as empresas consigam acompanhar esta tendência cada vez mais digital. Até porque, este processo torna as empresas mais lucrativas e eficientes.

Apesar da transformação digital variar conforme os desafios e exigências específicas de cada organização, existem alguns pontos-chave que devem ser considerados antes de se embarcar neste processo, tais como: a experiência do utilizador, agilidade operacional, liderança e cultura organizacional, recetividade da força de trabalho e integração de novas tecnologias digitais.

Que apoios existem para financiar projetos de transformação digital?

Atualmente existem alguns apoios que vão de encontro à transformação digital como o sistema de incentivos Inovação Produtiva inserido dentro do programa Portugal2020, que permite investimentos em hardware e software.

Os incentivos a conceder no âmbito deste apoio são calculados através da aplicação às despesas consideradas elegíveis de uma taxa base máxima de 35%, a qual pode ser acrescida de majorações, não podendo a taxa global ultrapassar 75%. Ou seja, é um incentivo concedido sobre a forma de empréstimo sem juros, com uma maturidade de 8 anos e caso o projeto tenha sucesso este incentivo pode passar a um incentivo não reembolsável. Podendo ser concedida uma isenção de reembolso de uma parcela do incentivo reembolsável até ao limite máximo de 50%, em função do grau de superação das metas.

Existe também um apoio que permite a contratação de serviços de consultoria na área da transformação digital como é o caso do Vale Inovação. O incentivo a conceder, aos projetos neste âmbito é calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa máxima de 75%.

Por outro lado, estão também disponíveis os incentivos fiscais que permitem apoiar o investimento elegível entre 10% a 25%. Estes são os incentivos mais indicados e que podem ser utilizados no apoio à transformação digital.

A transformação digital ajuda as empresas a manter o ritmo de desenvolvimento ao nível dos desejos dos consumidores, permitindo acompanhar e melhorar a competição num mercado que se altera constantemente à medida que a tecnologia surge. Desta forma, a transformação é necessária para qualquer negócio ou organização que pretenda continuar a prosperar no futuro.